Oficinas

As oficinas terão duração de 8 horas e acontecerão na Fazenda Santa Maria das 8h às 12h nos dias 4 e 5 de agosto.

 Workshop Atenção, movimento e ação cênica.

Cauê Mattos

Autor, ator, produtor e diretor de teatro, artista circense, bailarino.

O corpo revela formas, cores, história, emoções, sonhos… Dá-se conta disso torna o indivíduo consciente de suas possibilidades de criação e realização artística.

O objetivo da oficina é desenvolver uma atividade com foco no corpo, movimento e composições, explorando suas relações com a ciência.

A atividade envolverá a preparação e consciência corporal, baseadas nas técnicas: Movimento Consciente, de Klaus Vianna, Contato Improvisação, de Steve Paxton, bem como concentrará nas relações entre os participantes (corpo, contato e diálogo corporal), na presença corporal e no estado de atenção e disponibilidade para a construção de composições cênicas em movimento.

O encontro desenvolverá dinâmicas orientadas, envolvendo:

– Trabalho de solo, relaxamento e aquecimento;

– Jogos de Integração e de dupla tarefa;

– Trabalho corporal de entendimento da estrutura motora e sensibilização ao movimento;

– Trabalho vocal partindo de respirações, sonoridades, fonemas e palavras;

– Dramaturgia corporal e textual: criação, entendimento e interpretação.

Improvisações teatrais para o ensino de química.

Profa. Nídia Franca Roque

 O objetivo da oficina é usar improvisações para se avaliar o conhecimento químico de estudantes (ou não). Esse procedimento foi testado em salas de aula do ensino médio e se mostrou exequível. Após as improvisações deve haver uma discussão na qual o professor parte do conhecimento exposto pelos alunos nas improvisações para corrigir as ideias expostas e construir novos conhecimentos.

 No primeiro dia serão trabalhadas improvisações que chamamos de pictóricas, onde o corpo representa partículas. No segundo dia serão trabalhadas improvisações envolvendo verbalização do conhecimento. A metodologia usada é de Viola Spolin.

Arte circense

Grupo Estação do circo

 O grupo Estação do Circo foi fundado em 2006, trabalha no desenvolvimento de uma linguagem própria e a fusão das artes cênicas, mesclando a linguagem circense ao teatro, à dança, ginástica rítmica e acrobática.

 O objetivo da oficina é apresentar as clássicas técnicas circenses, de malabares, acrobacias de solo individuais e coletivas e perna-de-pau, trazendo de maneira lúdica, a interação dos participantes com esse mundo mágico do circo, envolvendo motivação, comunicação e confiança, além do equilíbrio da mente e do corpo, auxiliando no desenvolvimento das técnicas propostas para esta oficina onde o aluno aprende fazendo.

Interpretação: a alma do ator – do protagonista ao figurante (6 horas) e Maquiagem Teatral – Conceitos Básicos (2 horas).

Rui Sintra

 Os participantes desta oficina irão ter a oportunidade de experimentar diversos fatores que contribuem para uma boa interpretação em palco. Da interpretação nos diálogos e monólogos, à interpretação através das posturas, gestos, a abordagem a esta temática que vai desde o protagonista ao mero figurante. Por exemplo: “Qual a postura, qual o semblante, qual o diálogo e expressões verbais e que gestos de ação serão empregados durante o duelo de espada entre dois integrantes das famílias Montecchio e Capuleto (Romeu e Julieta, de William Shakespeare). Qual a interpretação do restante elenco presente no palco e que assiste à luta?”

No momento de sua inscrição na oficina, os participantes receberão, via email, a indicação do personagem que irão interpretar nesta oficina. Cada participante terá de pesquisar o mais possível sobre as características físicas, fisionômicas e particulares do personagem escolhido, de forma a interpretá-lo em palco. Cada participante será convidado a interpretar o personagem através de pequeno texto, ou improviso.

 Cada participante será convidado a acompanhar e a executar diversos tipos de maquiagens para teatro (não é para cinema). Exemplos: palidez típica de Lorde Drácula; marcas de violência praticada em mulher; tristeza e agonia; embriaguez; marcas de luta de boxe; queimaduras; velhice, etc.


Uma resposta »

  1. Eu gostaria de saber como faço para me increver nas oficinas… que me envie um link se possovel.

    Agradesso a Compreensão

    Responder

Deixe um comentário